segunda-feira, 23 de maio de 2016

Verona - Itinerario de um dia partindo de Reggio Emilia

Se voce tem pouco tempo à disposiçao e quer conhecer Verona, é melhor ter as idéias bem claras sobre os lugares que voce nao pode deixar de visitar, isso te permitira de otimizar o tempo e aproveitar bastante.

Seguindo o meu itinerario voce vai poder ver as coisas mais importantes deixando as outras para a proxima visita.

Em 1 dia em Verona é possivel conhecer: 

1 - Piazza Brà
  • Arena di Verona
  • Palazzo della Gran Guardia
  • Municipio di Verona
  • Museo Lapidario Maffeiano
2 - Piazza delle Erbe
  • Torre del Lamberti
  • Case Mazzanti
  • Casa dei Giudici
  • Palazzo del Comune
  • Palazzo Maffei
  • Fontana Madonna Verona
3 - Casa di Giulietta
4 - Piazza dei Signori 
5 - Arche Scaligere
6 - Casa di Romeo
7 - Castelvecchio e il Ponte Scaligero 


1 -  Piazza Brà


Provavelmente é uma das mais famosas da Italia. Aqui se encontra a "Arena di Verona", o anfiteatro romano mais conhecido apos o Coliseu de Roma, mas também o Palazzo della Gran Guardia, o Municipio di Verona, e o Museu Lapidario Maffeiano.



 

 

 

2 -  Piazza delle Erbe


Percorrendo os caracteristicos becos e passando pela via Mazzini "rua do shopping" (com as mais variadas opçoes de lojas e boutiques famosas), logo voce encontrara Piazza delle Erbe, uma verdadeira maravilha arquitetonica da cidade.
Na época romana em Piazza delle Erbe aconteciam a maior parte das atividades sociais, economicas e politicas da cidade, hoje é o coraçao do centro historico de Verona, sendo ela a praça mais antiga e encantadora da cidade.
Sobre a praça com seus 84 metros de altura domina a "Torre del Lamberti" onde subindo os degraus ou usando o elevador é possivel admirar o lindo panorama de Verona.


Verona no passado era conhecida como urbs picta, ou seja "cidade pintada" devido à numerosa presença de edificios civis e publicos externamente afrescados. Por exemplo, no lado norte de Piazza delle Erbe encontra-se um grupo de casas finamente afrescadas denominadas Case Mazzanti. Sempre ao lado norte de Piazza dele Erbe Casa dei Giudici e Palazzo del Comune a oeste o Palazzo Maffei em elegante estilo barroco e finalmente ao sul encontra-se a Casa dei Mercanti ligada às potentes corporaçoes das artes e oficios que exerciam um papel fundamental em Verona no periodo medieval.
Ao Centro da praça um chafariz muito antigo denominado "Fontana Madonna Verona".



 

 

3 - Casa di Giulietta

Pouco distante da Piazza delle Erbe encontra-se a Casa de Giulietta com a sua famosissima varandinha medieval que pagando um ticket é possivel visitar.
A tragedia Shekespeariana de Romeu e Julieta é uma mistura de realidade e fantasia. O que muito nao sabem é que na verdade existiram realmente as familias "Montecchi" e "Capuleti", ou melhor "Cappelletti". O emblema com o icônico chapéu (cappello), simbolo da familia veronês Capelletti é presente no arco de entrada da "Casa di Giulietta".















No pátio da casa, além de uma parede de "cadeados do amor" deixados pelos casais apaixonados, é possivel deixar também cartas ou bilhetes de amor colados nas paredes, obviamente nao em qualquer parede, mas em lugares especialmente dedicados autorizado pelo municipio.
Quanto à estatua de Julieta, diz a lenda que -  tocar o seu seio direito traz sorte no amor.


4 - Piazza dei Signori

Saindo da "Casa di Giulietta" segue para Piazza dei Signori, atravessando o "Arco della Costa" que a liga a Piazza delle Erbe.
E' impossivel nao notar este arco com uma "costela de baleia" pendurado, nao se sabe quem o colocou em tal posiçao e nem quando, mas alguns desenhos documentam que esteja ali ao menos do XVII.
Diz a lenda que quando uma pessoa honesta e pura de coraçao passar embaixo de tal costela a mesma se destacara do arco e caira ao chao.

 


5 - Arche Scaligere 

Superando a Piazza dei Signori, logo, logo se chega em "Arche Scaligere"- complexo funerario em estilo gótico onde estao as tumbas dos mais importantes membros da familia "della Scala". Entre os os monumentos funebres esta a tumba de Can Francesco della Scala "Cangrande" amigo do poeta Dante.



6 - Casa di Romeo

Ao lado das "Arche Scaligere encontra-se a casa de Romeu, um refinado edificio medieval, que pertencia à familia Montecchi, caracterizada por uma alternaçao de janelas em estilo gotico, romanico e renascentista.


7 - Castelvecchio e Ponte Scaligero

As duas etapas finais de um itinerario de 1 dia em Verona sao: Castelvecchio e Ponte Scaligero. Daqui se pode retornar em Piazza Brà e concluir esse lindo passeio no centro historico de Verona, comprando um cartao postal ou assaboreando um "gelato" (sorvete) e admirando a beleza exterior da Arena de Verona.


 
  


Voce estar se perguntando se passei o dia todo entre um monumento e outro?! Sim, mas parei também em um delicioso restaurante para provar as especialidades locais.


Melhores restaurantes:

Caffè Monte Baldo
Endereço: Via Rosa 12 | In via Rosa, incrocio già Emilei, 37121

Enoteca segretta 

Endereço: Vicolo Samaritana 10, 37121, Verona, Italia 
* possibilidade de reservar mesa na "Cantina" - adega

- Em Verona voce vai encontrar muitas opçoes de restaurantes maravilhosos.




Ingressos:

Onde comprar os ingressos para visitar os monumentos:
Se quiser economizar com os tickets de ingresso convém comprar a Verona Card (18€ valida 24h e 22€ valida 48h apartir da primeira utilizaçao) que da o direito de  ingresso em numerosas atraçoes, entre as quais a Arena, a Casa di Giulietta, a Torre del Lamberti e o Castelvecchio.  Para maiores informaçoes acesse: www.turismoverona.eu


Dificil voltar pra casa

 




Nenhum comentário:

Postar um comentário