sábado, 10 de setembro de 2016

Como se preparar para o exame de certificaçao Celi 5


Como se preparar para o exame Celi 5 - Certificado de conhecimento da Língua Italiana 

 


Se voce chegou até aqui, certamente sabe o que é, e para que serve o Celi 5. Mas como se preparar ao exame de proficiencia da lingua italiana?

Começar a preparaçao com antecedencia é essencial, o exame nao é facil e requer muita dedicaçao, foco e tempo. neste artigo vou falar sobre a minha experiencia, de como e onde estudei, os livros e jornais que usei e onde voce pode encontrar o material de estudo.

A escolha da escola, onde fazer a preparaçao é muito importante


Com Paola Garofoli, Daniela Vezzani e Luciana Grassi
Voce pode estudar em casa, mas vai precisar de um professor de lingua e cultura italiana bem qualificado para te preparar melhor. E' muito importante escolher bem a escola, pois em um ambiente onde voce nao se à vontade, sera mais dificil obter bons resultados, em Reggio Emilia liguei para varias escolas, e também fui pessoalmente, falei com alguns professores particulares, mas quando liguei para o Centro de lingua e cultura italiana Reggio Lingua senti que seria a escola ideal pra mim (informaçoes muito claras por telefone, sem pressa de terminar a ligaçao, informaçoes de custos, sem o classico “nao podemos dar essa informaçao por telefone”, muita gentileza e disponibilidade). 
A Reggio Lingua é também centro de exame de Celi autorizada pela Universidade de Perugia, tudo perfeito, pois além de fazer a preparaçao eu nao precisei ir em outra cidade fazer a prova.

Na escola, tive uma excelente preparaçao com a professora Luciana Grassi e o apoio de Paola Garofoli e Daniela Vezzani fundadoras de Reggio Lingua, vou deixar abaixo o site e a pagina facebook da escola.
www.reggiolingua.it/pt 
www.facebook.com/ReggioLingua.Learn.Italian.in.Italy 
Eu feliz da vida com a minha queridissima Professora Luciana Grassi

Em casa, contei com o apoio do meu esposo sempre falando em italiano e me corrigindo no momento exato em que eu cometia um erro é de fundamental importancia saber aceitar as correçoes e nao ter vergonha de errar.


Livros para a preparaçao

Vou deixar aqui o link do site da Universidade de Perugia onde voce pode baixar 2 modelos de provas ano 2006 e 2007, nao se preocupe com a data, essas provas vao te ajudar muito, baixe os fasciculos escritos e o audio, eu imprimi porque é muito melhor poder “passear de uma pagina para outra”.

Livro 1

Come prepararsi all'esame del CELI5
Guerra Edizioni
Autores: Paola Ramaccioni - Danilo Rini - Roberta Rondoni - Maria Valentina Marasco
Preço: 22 euros (Livro+CD)


Livro 2

Italiano per Stranieri 202 esercizi C1-C2 con soluzioni e grammatica di riferimento
Editora: Alpha e Beta
Preço: 18 euros

 

Dica Preciosa!!!

Faça muitos simulados respeitando o tempo de cada fasciculo.
Eu fiz varias fotocopias das paginas de respostas, sobretudo da redaçao e carta.

Leia muito e assista ou ouça os jornais, leia também artigos de anos anteriores ao ano corrente.




  1. Il Fatto Quotidiano http://www.ilfattoquotidiano.it/
  2. Corriere della Sera http://www.corriere.it/
  3. Il venerdi di Repubblica http://www.repubblica.it/venerdi/

O exame tem duraçao de 4:50hs aproximadamente

Parte A e B
2:45

Parte C
1:15

Parte D
30 min

Parte E
20 min

Na parte "E" que é o exame oral, eu recebi um artigo (texto), uma foto e tres expressoes (provérbios) para interpretar e responder às varias perguntas dos examinadores, muito bem preparados. Da um frio na barriga? Oh! Sim, mas se voce se preparar bem, vai ver que nao é um bixo de sete cabeças.

Dai!... cosa aspetti?! Senza fatica non si ottiene nulla.... No pain, no gain!!!
  
Espero ter ajudado de alguma forma, se  tiver duvidas ou sugestoes, escreva, deixe teu comentario, serà um prazer...

Boa Sorte!!! Buona fortuna!!! In bocca al Lupo!!

Um abraço!!!!

 












Nenhum comentário:

Postar um comentário